Apesar das dificuldades, este final de ano tem sido especial para a Defensoria Pública, os Defensores e Defensoras e, consequentemente, para a ADPEP

114

Este final de ano tem sido especial para a Defensoria Pública, os Defensores e Defensoras e, consequentemente, para a ADPEP.

A Defensoria está terminando o ano com o pagamento adiantado do 13º salário, o que demonstra, de fato, estarmos caminhando no sentido de um equilíbrio orçamentário e financeiro.

Nomeamos, por ato próprio, reafirmando nossa autonomia, e empossamos, em solenidade realizada no Centur, na presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, do PGJ, César Matar, e do PGE, Ricardo Sefer, 12 novos Defensores e Defensoras Públicas.

Sabemos que mais membros proporcionam mais capilaridade da instituição e, consequentemente, dos serviços que são desenvolvidos pela Defensoria Pública em prol dos cidadãos mais carentes e vulneráveis do nosso estado.

Na última sessão do Conselho Superior, mais cinco colegas foram confirmados na carreira, concluindo com êxito o estágio probatório.

Na ocasião, a ADPEP destacou que o ano de 2020, apesar de tantos desafios e dificuldades, deixou a grata surpresa de mais 12 membros na carreira, um Conselho Superior completo, com representantes da primeira, segunda, terceira entrância e também entrância especial, uma ouvidora, dra. Norma Barbosa, muito atuante e que foi a mais votada pelos movimentos sociais.

Mas fomos adiante.

A proposta de alteração da lei da DPPA, amplamente discutida, que para sua formulação recebeu a colaboração dos colegas por e-mail, formulários Google e WhatsApp que foram disponibilizados pela ADPEP e pela Comissão da Lei, tendo como presidente o conselheiro Bruno Braga e formada também pela Anamarina, Gabriel, Rosângela Lazarine, Fábio Namekata e o representante da ADPEP, após os trâmites normais foi ratificada pelo CSDP e, por fim, hoje, dia 15.12.2020, aprovado na ALEPA.

Por sua vez a ADPEP, com extremo zelo e comprometimento de sua diretoria, trabalhou incansavelmente em prol dos associados, seja diretamente no acompanhamento das demandas judiciais dos associados (manifestação favorável do MP na questão da cumulação e decisão favorável aos aposentados), seja atuando de forma institucional, como amicus curiae no FUNDEP e na reclamação constitucional.

Além disso a ADPEP patrocinou eventos com a participação de associados e da sociedade civil, lives, campanhas de arrecadação a que mais precisa, além de vacinação em massa, distribuição de máscaras, e realização de testes para detecção de Covid-19.

Final de ano de reconhecimento da importância e do trabalho dos membros da carreira, da instituição, da entidade de classe, que, inclusive, encerrará o ano com aumento significativo de associados e associadas.

Parabéns a todos nós pelo empenho, pelo trabalho muitas vezes silencioso, mas, nem por isso, menos eficaz.

Que continuemos nessa trajetória exitosa em 2021!