Pesquisa divulgada pela FGV afirma que a Defensoria Pública é a instituição mais conhecida e melhor avaliada pela sociedade

A atuação da Defensoria e das Defensoras e Defensores Públicos foi aprovada por 78% dos entrevistados.

114

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em setembro deste ano foi divulgada nesta segunda-feira (2) e revela que a Defensoria Pública tem a melhor avaliação entre todas as instituições do sistema de Justiça. A atuação da Defensoria e das Defensoras e Defensores Públicos foi aprovada por 78% dos entrevistados.

Clique e leia o estudo na íntegra

Ainda segundo a pesquisa, a Defensoria Pública é a instituição mais conhecida. Ou seja, no quesito confiança, também a instituição está à frente de todas as demais.

A segunda instituição mais bem avaliada é o Ministério Público, em seguida o Tribunal Superior do Trabalho, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral da República, Conselho Nacional de Justiça, Núcleos ou Centros de Conciliação, AGU – Advocacia Geral da União e Superior Tribunal Militar.
Em 2017

Em 2017 uma pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também afirmou que na visão da população brasileira, a Defensoria Pública é a instituição pública mais importante: 92,4% dos brasileiros consideram a Defensoria como importante ou muito importante.

A pesquisa aponta, ainda, o alto grau de confiança da população em relação à Defensoria Pública, que é a segunda instituição mais confiável, ficando atrás apenas das forças armadas. Nesse quesito, o relatório demonstra um aumento significativo no índice confiança da população, que passou de 54% em 2014, para 74,1%, em 2017.