ADPEP participa da solenidade de posse dos novos Deputados na ALEPA

Dos 41 Deputados da casa, 22 são novos. Diretor Legislativo da ADPEP diz que a Associação pretende dialogar permanentemente com os Deputados, a fim de que sejam aprovadas leis em benefício da Defensoria Pública e da carreira dos seus membros.

42

O Diretor Legislativo da ADPEP José Adaumir Arruda representou a Associação nesta sexta-feira (1º) na solenidade de posse dos Deputados Estaduais na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Teve início uma nova legislatura na casa para os próximos quatro anos e o Poder Legislativo foi renovado: Dos 41 Deputados, 22 são novos e modificam a composição da ALEPA.

Segundo José Adaumir Arruda, a ADPEP começou a estreitar os laços com essa nova composição, responsável pela elaboração do Plano Pluri Anual (PPA). “É importante que a Associação assuma esse protagonismo para trabalhar junto ao legislativo, para incluir no PPA ações que visem o fortalecimento e a ampliação dos serviços da Defensoria Pública. Aquilo que não estiver no PPA não vai estar no orçamento anual”, explicou Arruda.

“Representei a ADPEP neste evento mostrando que a Associação tem interesse em prestigiar o parlamento e está ali para um diálogo permanente com todos os Deputados, para que leis sejam aprovadas em benefício da instituição Defensoria Pública e da carreira dos seus membros”, disse Arruda.

“Conversei com os Deputados e já podemos traçar para este primeiro semestre uma visita a cada um deles, a fim de mostrar a Associação e o seu papel, a Defensoria e a sua função social, de acesso à Justiça a quem mais precisa, à população carente do estado do Pará”.

No dia 1º de janeiro deste ano a ADPEP também participou da cerimônia de posse do novo governador do Pará, Hélder Barbalho, a convite do próprio governo. Em dezembro de 2018, os Deputados aprovam à unanimidade na ALEPA o Fundo Especial da Defensoria Pública, que fornece recursos complementares à Defensoria Pública. A iniciativa foi fruto da luta de várias pessoas e órgãos, entre eles a ADPEP. O governador Helder Barbalho sancionou a Lei.