Novo Corregedor Geral da Defensoria Pública do Pará toma posse perante o Conselho Superior

César Augusto Assad ressaltou a importância da sua missão no biênio 2018/2020 como Corregedor, que é de fiscalizar, coordenar e orientar os Defensores Públicos e servidores da Defensoria Pública.

76

 

O defensor público César Augusto Assad tomou posse, nesta segunda-feira (24), como novo Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado do Pará. A posse, por aclamação, já que o defensor público foi o único candidato ao pleito, ocorreu na 55ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, que foi presidida pela Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues. A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep), Mônica Belém, participou do evento.

“É uma honra poder dar posse ao Dr. César Assad como novo Corregedor Geral, uma vez que contribui ainda mais com a instituição e é notavelmente imbuído do espírito do serviço público”, disse Jeniffer de Barros Rodrigues. “Como Defensora Pública Geral, vou manter a isenção e a independência da Corregedoria como órgão da Defensoria Pública do Estado do Pará”, destacou.

Em seu discurso, César Augusto Assad ressaltou a importância do momento. (Foto: Claudio Guedes)

César Augusto Assad ressaltou a importância da sua missão no biênio 2018/2020 como Corregedor, que é de fiscalizar, coordenar e orientar os Defensores Públicos e servidores da Defensoria Pública. “Lembremos que não é uma promoção, mas um grande desafio à carreira. Agradeço aos membros do Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública e ressalto que o diálogo estará presente em toda a nossa gestão. Agradeço a confiança no meu nome e estarei à disposição para receber sugestões”, ponderou.

Ele disse que pretende, por meio de um esforço colaborativo, realizar correições e visitas de inspeções nos Núcleos Metropolitanos e Regionais e sugerir ações protetivas a todos os membros da instituição.

Carreira

César Augusto Assad é defensor público há 32 anos. Trabalhou nas Comarcas de Bonito, Ourém, Capitão Poço, Nova Timboteua e São Miguel do Guamá. Ele já foi presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará e atualmente atuava como Defensor Público auxiliar da Corregedoria e na Comarca de Bonito, no nordeste do Pará. Em Janeiro deste ano, César Augusto Assad foi promovido à 5ª Defensoria Pública Criminal e de Execução Penal de Entrância Especial.

Despedida

O Defensor Público Antônio Carlos Monteiro, que deixou o cargo de Corregedor Geral da instituição, destacou os feitos realizados em seus quatro anos de mandato. “Tentei fazer o meu melhor nesse período, mas evidente que muita coisa não pôde ser feita. Agradeço aos colegas defensores, servidores e estagiários. Fico muito satisfeito em terminar o mandato sem ter criado dificuldades com ninguém”, observou. “Desejo ao novo Corregedor Geral muita sorte e bom trabalho”, disse Antônio Carlos Monteiro.

Ex-Corregedor Geral Antônio Carlos Monteiro recebeu das mãos da Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, uma placa de homenagem pelos serviços prestados na Corregedoria Geral. (Foto: Claudio Guedes)

O Subdefensor Público Geral, Vladimir Koenig, comentou a importância do defensor público Antônio Carlos Monteiro no Conselho Superior. “Fico muito feliz de ter divergido e convergido com o Dr. Antônio, que tem franqueza e clareza nas opiniões, onde a finalidade do debate é a melhoria do serviço da Defensoria Pública”, avaliou.

A presidente da Adpep, Mônica Belém, também destacou a atuação do ex Corregedor Geral. “Excelência em conciliar e mostrar o lado humano durante o período em que esteve como Corregedor Geral”, disse.