Confira o balanço do lançamento da campanha em Belém e os próximos eventos deste mês

184

Mais de 700 atendimentos foram realizados durante o lançamento da Campanha Nacional dos Defensores Públicos em Belém no último dia 04. A programação ocorreu no Mercado Municipal Francisco Bolonha e foi realizada pela primeira vez na Região Norte do Brasil.

Foram mais de 60 profissionais envolvidos na programação. Estagiários, Defensores Públicos, Polícia Civil e Servidores da Defensoria Pública atuaram de forma conjunta para a realização desta ação, que teve início as 06h e encerrou às 16h. Presidentes de associações de outros estados que, em virtude da Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP realizada no dia 03 de maio, na sede da ADPEP, também estiveram presentes no evento.

Atendimentos

No total, foram realizados 789 atendimentos, sendo 79 registros de nascimento (2ª via), 08 registros de casamento (2ª via), 02 registros de óbito (2ª via), 200 emissões de RG, 150 emissões de C.T.P.S, 286 fotos produzidas, 24 retificações de nome, 39 pessoas receberam orientação jurpidica e 01 reconhecimento de paternidade.

Apoio

Vale destacar que o evento contou com o apoio de alguns parceiros locais, fundamentais para a organização e execução do lançamento. Em nome de todos os Defensores Públicos do Pará, a ADPEP agradece a:

– Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP);

– Defensoria Pública do Estado do Pará;

– Balcão de Direitos;

– Escola Superior da Defensoria Pública;

– Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA);

– Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL);

– Secretaria de Comunicação do Pará (SECOM);

– Secretaria Municipal de Economia (SECON);

– Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH);

– Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB);

– Polícia Militar;

– Guarda Municipal;

– Prefeitura de Belém.

Divulgação

Vídeos, reportagens e peças publicitárias foram fundamentais para a divulgação do evento. Todo esse trabalho foi desempenhado pelas assessorias da ADPEP e da Defensoria Pública do Pará, cerca de dois meses antes do lançamento, através de contatos com os principais veículos de comunicação do estado. Confira abaixo o que saiu na mídia:

Diário do Pará

G1.PA

Jornal Cultura

Bom Dia Pará

Jornal RBA

Rádio Cultura – Conexão Cultura

Rádio Cultura – Jornal da Manhã

Jornal Amazônia

SPOT E VT institucional

Algumas emissoras locais garantiram a divulgação da campanha cedendo espaço nas suas grades de programação para veiculação do spot e do VT da campanha. Confira abaixo a lista:

TV Liberal (afiliada da TV Globo)

TV RBA (afiliada da TV Bandeirantes)

SBT Pará

TV Cultura

TV Grão Pará (afiliada da TV Gazeta)

Rádio Cultura

Rádio Liberal AM e FM

Rádio Clube do Pará

Rádio de poste do Comércio

Outdoors

Três outdoors com a arte da Campanha Nacional dos Defensores Públicos foram instalados em alguns pontos de Belém e região metropolitana. A veiculação ficará disponível até o dia 20 de maio, nos seguintes locais:

BR 316 (em frente ao seminário Pio X)

Avenida João Paulo II

Rua Dom Romualdo de Seixas  

Calendário de maio

Ao longo do mês de maio, o Balcão de Direitos realizará várias ações no interior do estado, visando emissão de documentos e o combate ao sub-registro. Os materiais da campanha como cartilhas, cartazes e camisas foram entregues a equipe do balcão, que fará uso nas seguintes localidades:

Municípios/localidades Período
Marapanim 03 e 04 de maio
Tomé-açu 06, 07 e 08 de maio
Curionópolis 10, 11 e 12 de maio
Concórdia do Pará 10 de maio
Aurora do Pará 12 e 13 de maio
Parauapebas 14, 15, 16,  17, 18 e 19 de maio
Rondon do Pará 15, 16 e 17 de maio
Abel Figueiredo 19 e 20 de maio
Bom Jesus do Tocantins 22 e 23 de maio

 

Sessões especiais

Já estão agendadas para os dias 23 e 24 de maio, sessões especiais em homenagem ao Dia da Defensoria Pública. A primeira, no dia 23, às 14h, será realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e foi proposta pelo Deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da casa.

Já no dia 24, o Defensor Público Johny Giffoni participará de uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, abordará a campanha nacional de 2018 e o trabalho da Defensoria Pública no combate ao sub-registro.

Seminário comemorativo

A ADPEP será parceira do “Seminário Comemorativo do Dia Nacional da Defensoria Pública”. O evento é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Pará e ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no auditório da Faculdade Estácio – Iesam, em Belém. Clique aqui e confira a programação.

Encerramento

O encerramento da Campanha Nacional ocorrerá em Fortaleza, no dia 28 de maio.

 

Galeria de fotos