Dia do Defensor Público é lembrado com Ação Cidadã

251

foto 3 (3)No último sábado, 17, aconteceu a Ação Cidadã, promovida pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Adpep, Governo do Estado, Sespa e Pró-Paz. Realizada todos os anos, o evento beneficia a população através de serviços, para lembrar o papel do profissional no Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio. O tema escolhido para a ação deste ano, de acordo com a Campanha Nacional da Defensoria, foi “moradia digna”.

Este ano, a ação ocorreu no Centur e ofereceu emissão de documentos, consultas médicas, atendimento odontológico e nutricional, assistência jurídica gratuita, conciliações, casamento comunitário, vacinas, retificações de certidões de casamento, nascimento e óbito, coleta de exame de DNA e reconhecimento voluntario de paternidade.

Mais de 30 defensores públicos atuaram no atendimento à população. Os resultados foram 400 triagens com orientações, 120 atendimentos de conciliação e 57 processos sentenciados.

 Estiveram presentes o corregedor do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ronaldo Vale, a presidente da Funpapa, Tonya Pena de Carvalho, o procurador do Ministério Público do Estado, Miguel Baia, o presidente da Associação dos Notários e Registradores, Luziel Guedes, o defensor público geral, Luis Carlos de Aguiar Portela, o sub-defensor, Adalberto da Mota Souto, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep), Marialva Santos, e a organizadora do evento, Tais Vilhena.

foto 1 (2)

Comemoração

Festa DP 01 Festa DP
À noite, os membros da carreira comemoraram o Dia do Defensor Público em uma festa no Estação Gourmet. Na ocasião, profissionais foram homenageados com o Prêmio Benedito Monteiro. Edgar Alamar ficou em 1º lugar na categoria Peça Jurídica, com “Arguição Incidental de Inconvencionalidade”; João Paulo Ledo, em 2º lugar, com “Ação Civil Pública com Pedido de Liminar”; e Andreia Macedo Barreto, em 3º lugar, com “Ação de Danos Extrapatrimoniais”. Na categoria Projeto Institucional, Adriano Souto ganhou em 1º lugar com o projeto para implementação da política nacional destinada à população de rua; Renato Teixeira, inscreveu o projeto “Defensoria de Eficientes – programa de Defesa de Direitos dos Deficientes de Tucuruí” e ficou em 2º lugar; Romina Rodrigues Azevedo, ficou em terceiro, com o projeto “Diagnóstico e Monitoramento das Demandas Judiciais em Direito à Saúde”.

foto 3 (1)

A Adpep contribuiu para o evento com a entrega de brindes para serem sorteados. Os ganhadores foram Alexandre Bastos (microondas), Antonio Cardoso (liquidificador), Diogo Eluan e Elizabeth Addário (Grill).

 

Com informações da Ascom/DPPA